Laboratório de Caracterização e Processamento de Petróleo [LCPP]

Equipe

Coordenadora: Profª. M. Sc. Rosivânia da Paixão Silva Oliveira
E-mail: lcppufs@gmail.com

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Gabriel Francisco da Silva

 

Integrantes:
Andrea Gonçalves Buena de Freitas
José Bezerra de Almeida Neto
Rhaul Phillypi da Silva

 

Serviços

1. Análise de BSW

Análise do teor de água e sedimentos na fração de petróleo no equipamento Karl Fischer de acordo com o método NBR 14647. A análise de BSW é um método preciso para a determinação da água a níveis de algumas ppm a uma quase saturação, diluindo-se amostras de petróleos em solventes orgânicos na presença de desemulsificantes com posterior centrifugação da mistura.

2. Análise de TOG

Análise do teor de óleos e graxas no equipamento infravermelho Analisador de óleos e graxas de acordo com a Resolução do CONAMA 430/2011. A análise do TOG é um método para a determinação de teores de óleo a níveis de algumas ppm a uma quase saturação, por espectrofotometria que está fundamentada na lei de Lambert-Beer para medidas de absorção de radiação por amostras no estado líquido, gasoso ou sólido, nas regiões visível, ultravioleta e infravermelho do espectro eletromagnético.

3. Comportamento Reológico

Determinação da viscosidade, estudo de características reológicas de diferentes tipos de óleo e emulsão, influência térmica na estrutura dos óleos, identificação de modelos de comportamentos reológicos, realização de rampas de temperatura, curvas de escoamento (flow curves), curvas tixotrópicas e testes de tensão constante (creep). Os testes reológicos são feitos no reômetro, respeitando a ASTM D445, utilizando diferentes geometrias de instrumentos acoplados ao reômetro. A temperatura também pode variar de acordo com o banho termostático acoplado ao reômetro.

4. Índice de Acidez

Determinação do grau de acidez de um óleo dado pela medida do teor de ácidos graxos livres expresso como ácido oleico. Para essa determinação é utilizado um titulador potenciométrico de acordo com a norma ASTM D664. A determinação é realizada através de um sistema de buretas, que fazem o enchimento e descarte dos reagentes, e um vaso de titulação onde acontece a determinação.

5. SARA

O método SARA é realizado para prever as propriedades físicas do petróleo e a estabilidade da mistura de óleos brutos, a fim de antecipar problemas de sedimentação durante o armazenamento e transporte. De acordo com a norma ASTM D6560, o fracionamento SARA é realizado no qual o petróleo bruto é separado em quatro classes químicas principais (saturados, aromáticos, resinas e asfaltenos) com base nas diferenças de solubilidade e polaridade. A primeira etapa de separação consiste na precipitação dos asfaltenos, normalmente com o uso de solventes orgânicos apolares (npentano ou n-heptano). O filtrado coletado a partir da separação dos asfaltenos é comumente denominado de malteno, que contém os restantes das três frações, saturados, aromáticos e resinas. Este malteno é separado por cromatografia em coluna aberta pela percolação com solventes orgânicos.

6. PEV

Avaliação do petróleo através da determinação do ponto de ebulição verdadeiro de acordo com a ASTM D2892. Utilizando vidrarias para a destilação atmosférica de óleo cru estabilizado até o ponto de corte de 400 °C, como: Coluna PEV com manta de aquecimento, condensadores, resfriadores, termômetro, balão de destilação, solenoide e aquecedor. O objetivo deste método é a obtenção de gás liquefeito, de frações de destilação e de resíduo de forma padronizada, em que os dados analíticos possam ser obtidos para a determinação das quantidades de cada fração do petróleo desejada por massa ou por volume.

7. Análises Cromatográficas

É um método físico-químico de separação de misturas complexas por meio de uma fase gasosa, que funciona de forma a impulsionar as moléculas ao longo da coluna e uma fase estacionária, que desenvolve interações químicas com os elementos componentes da mistura. A substância é inserida na coluna a uma dada temperatura que é elevada conforme uma rampa programada. Dessa forma, cada componente é separado com base em sua volatilidade. É definido os constituintes da mistura em forma crescente de temperatura de ebulição e caracteriza o tempo de retenção que cada substância permanece na coluna. O cromatograma obtido indica vários picos, que são obtidos em diferentes tempos, a diferentes temperaturas. Os métodos que caracterizam essa prática são os ASTM D2887 e D2892.

8. Consultorias na área de petróleo e gás

Atividades como:

- Consultorias para construção ou revitalização de bancadas de testes ou unidades pilotos para testes de equipamentos da indústria de petróleo;

- Descrição, acompanhamento, planejamento, montagem, execução, analise e registro de Projeto P&D em bancadas de testes em escala real ou laboratorial;

- Projeto conceitual e memorial descritivo de bancadas de testes, circuitos ou protótipos de engenharia da Indústria de Petróleo;

- Consultorias para otimização e/ou inovação tecnológica em sistemas de unidades pilotos para testes laboratoriais ou em escala real;

- Avaliação de protótipos em unidades laboratoriais atuando no ciclo completo de testes: planejamento, montagem, execução, análise e registro.